Como a transformação digital vai evoluir a sua empresa?

Como a transformação digital vai evoluir a sua empresa?

Ao ouvir sobre transformação digital muitas empresas associam como algo futurista, bem distante ou reservado à apenas empresas de tecnologia ou que estão na ponta do mercado. Porém, dentro da realidade dos negócios, a transformação digital não é opcional e a única pergunta que resta é “quando será?”.

A tecnologia já afeta nossas vidas diariamente e a comunicação é apenas o primeiro passo deste novo universo, com resultados significativos como o aumento da velocidade na troca de informações dentro das empresas e redução de tempo de operações.

E os investimentos para esta transformação também crescem de forma acelerada. Segundo a Statista, em 2019 foram investidos cerca de U$ 1.2 Trilhões de dólares e este valor vai ultrapassar U$ 2.3 Trilhões até 2023!

Quer saber um pouco mais sobre esta nova era dos negócios? Neste artigo vamos explicar:

  1. O que é transformação digital?
  2. Mindset Digital: A chave para a mudança.
  3. Como a transformação digital vai evoluir a sua empresa?

Tenha uma boa leitura!

O que é transformação digital?

Em suma, a transformação digital é o processo de implementar e usar a tecnologia para alterar ou criar processos, cultura e a experiência do consumidor em seu negócio, sempre visando melhorar desempenho, resultados ou o alcance. 

Porém, este conceito deve ser bem entendido, pois vai muito além do que simplesmente um investimento em tecnologia! Implementar novos softwares, novas experiências com tecnologia, não quer dizer necessariamente que sua empresa está realmente evoluindo para uma transformação digital interna.  O desafio é muito mais de gestão que de tecnologia. É necessário uma mudança estrutural e interna nas organizações, nas quais vão fazer com que a tecnologia seja o papel principal do negócio e não somente uma ferramenta.

Mindset Digital: A ferramenta para a mudança

Acessar redes sociais, ter facilidade em usar tablets e smartphones e ter conhecimento de como usar os tradicionais softwares no computador, não possuem relação direta com um indivíduo ter um mindset digital. 

Um mindset digital é entender como a tecnologia pode ser benéfica e bem utilizada no seu dia a dia, seja nas suas relações pessoais, internas da sua empresa ou com seu cliente. É estar ciente de como a tecnologia vai desenvolver seus processos ou seu negócio como um todo. 

 

E como identificar este mindset digital? As pessoas que estão propensas a levar a sua empresa para o próximo nível geralmente possuem comportamentos em comum. São eles:

Postura ágil: Neste sentido ágil e rápido não são a mesma coisa. Ter uma postura ágil quer dizer estar atento às inovações e mudanças tecnológicas, enxergar as mudanças como benéficas, estar dispostos a fazer testes, errar, aprender e tentar novamente. Quanto mais ágeis forem feitas estas análises e implementações, mais rápido sua organização pode evoluir de forma consciente e objetiva.

Perfil Explorador: O explorador nunca estará totalmente satisfeito com os processos como são feitos. Ele sempre estará buscando novas formas, novos conhecimentos e como implementar novas estratégias. O explorador sempre vai além da suas atividades de rotina.

Trabalho Colaborativo: Esta nova era está imersa em um ambiente de alta complexidade, que exige dedicação e sobretudo trabalho em equipe. Aceitar suas dificuldades, enxergar o potencial no próximo e juntos construírem um resultado mais relevante.

Abertura à diversidade: As equipes de grandes empresas do século 21 estão cada vez mais diversas, conectando até mesmo pessoas de diferentes países e culturas totalmente opostas. Porém, esta é uma das chaves essenciais, uma vez que é impossível obter resultados diferentes, pensando da mesma forma. E pessoas com perfis e histórias semelhantes podem não explorar o potencial real das mudanças. Não basta apenas ser colaborativo, é necessário ser inclusivo e abraçar as novas ideias. Só assim uma organização pode inovar!

Como a transformação digital vai evoluir a sua empresa?

Prepare sua empresa para alavancar números! A transformação digital já virou motor para grandes empresas e segundo a Coleman Parkes Research, que levantou sua base de dados com mais de 1700 executivos seniores e de TI, alguns números justificam o investimento. A pesquisa passou por áreas como:

Eficiência Operacional  •  Agilidade de Negócios  •  Crescimento de Negócios  •  Foco no Cliente

Começando pelo mundo da eficiência operacional, que engloba principalmente os colaboradores e suas tarefas, houve um aumento em 70% na efetividade de recrutamento e retenção de colaboradores. Ainda, houve um aumento de 38% na eficiência operacional e 39% na produtividade dos trabalhadores.

%

de aumento na efetividade de recrutamento e retenção de colaboradores.

%

de aumento na eficiência operacional

%

de aumento na produtividade dos trabalhadores.

E para ganhar mercado, a urgência pela agilidade de entrega de produtos, serviços e valores é um fator essencial. Com isso, segundo a pesquisa, a transformação digital foi de suma importância aos entrevistados, que relataram uma redução de 32% no tempo de tomada de decisão e aumento de 33% na velocidade de lançamento de um produto ao mercado.

Já relacionado a crescimento, segundo os entrevistados, seus negócios tiveram um aumento de receita médio de 37% combinando novas tecnologias e melhorias na sua oferta. A transformação digital foi responsável por um aumento de 76% no alcance dos clientes e 69% relataram que seus diferenciais competitivos aumentaram. 

E por fim, a obsessão pelo seu usuário deve ser marca registrada das empresas que buscam adquirir e fidelizar os clientes. A interação dos usuários com sua empresa tem se tornado cada vez mais digital, onde muitas vezes seu app vem se tornando sua marca. E com isso a necessidade de melhorar a experiência do seu cliente é cada vez mais emergente. Contudo a transformação digital foi capaz de aumentar em 74% a experiência do usuário, enquanto a satisfação do cliente aumentou em 40% e a retenção de clientes em 38%. 

 

Um dos maiores exemplos do efeito da transformação digital de empresas concorrentes que visavam o mesmo cliente, mas que perceberam e se posicionaram de forma diferente, foi a Netflix e a Blockbuster. A Blockbuster líder do mercado, inovou ao enviar DVD’s por correio aos seus clientes, mas a Netflix logo observou que o mercado já exigiria uma solução mais digital. Assim, adotando serviços de streaming, a Netflix já superou 130 bilhões de usuários e um faturamento anual de quase U$12 bilhões, enquanto a Blockbuster declarou sua falência em 2011.

Esteja preparado para desconstruir seus produtos, antes que seus concorrentes ganhem seu mercado! A Amazon é um grande exemplo de desconstrução para dominar. Uma das líderes em vendas de livros físicos, percebeu uma queda nas vendas dos mesmos como uma oportunidade de novo produto, os ebooks de livros digitais. Assim, se tornou líder em promoção e vendas de conteúdo digital. 

Contudo, a transformação digital passa por uma mudança organizacional, cultural e uso da tecnologia como ferramenta central e maior arma para o crescimento de seus negócios.

Você está preparado?

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário