You are currently viewing Metodologia Ágil: O que é e como funciona?
  • Reading time:8 mins read

Metodologia Ágil: O que é e como funciona?

Você sabe o que é a metodologia ágil? Provavelmente, se você veio parar aqui é por dois motivos, o primeiro é a curiosidade e o segundo é a vontade de se aprofundar no assunto.

E pensando nos dois, nós vamos te ajudar. Te explicando, basicamente, um pouco do que se trata a metodologia ágil. 

E como ela pode fazer a diferença no seu ambiente de trabalho. Te ajudando a agilizar os seus processos, como o próprio nome já indica.  E o fato de agilizar algo que parece não ir para a frente, faz toda a diferença, pode acreditar. 

Então vamos nessa!

A história da metodologia ágil

Vamos te contar um pouco do que motivou esse novo processo. E é importante saber a sua história para perceber a sua necessidade. Que teve o seu início nos Estados Unidos e é fruto da ideia de 17 desenvolvedores.

Que, juntos, decidiram mudar o rumo da organização de empresas.  Motivados pela vontade de evoluir. No entanto, para que isso fosse possível, era necessário mais agilidade. Por isso foi dado o nome Metodologia Ágil, para que o foco ficasse em torno da ação. 

Então, recapitulando. 

Até 2001, ano da elaboração da metodologia, as empresas eram presas por um sistema burocrático e sem flexibilidade. Que influenciava diretamente na forma de agir e conquistar clientes.  Percebendo que aquela forma de negócio e organização não estava rendendo.

Os desenvolvedores decidiram tornar a forma de trabalhar mais leve e dinâmica porque eles já pensavam em um futuro mais corrido, como de fato hoje em dia é.  Por isso o encaixe perfeito da palavra agilidade em seu nome. 

Portanto, para fazer uma nova metodologia funcionar, era necessário mudar. Permanecer agarrado aos métodos tradicionais não surtiria efeito.  Dessa forma, os desenvolvedores pensaram em três pontos importantes passos que teriam que ser seguidos.

  • Aumento de produtividade 
  • Economia de recursos, sendo ela mais rápida e mais barata
  • Evolução profissional e melhoria contínua dos processos

Mesmo não sendo os pontos chaves da ideia, que você verá em seguida, esses pontos deveriam estar no centro das discussões. E baseado nisso, muitas empresas passaram a repensar os seus serviços e modificaram a forma de agir no dia a dia para que pudessem angariar novos clientes. 

Assim, a expansão da ideia veio com o tempo e a metodologia ágil, que é ainda mais ampla que isso, passou a ser realidade. 

Mas o que é a Metodologia Ágil?

Dentre as várias explicações existentes. A Metodologia Ágil é um combo de informações que não se limitam apenas a uma ação.  É tornar o ambiente corporativo mais conectado nos seus vários locais de atuação.

Seja através da internet ou do relacionamento entre pessoas nos ambientes internos como os escritórios, onde tudo funciona em sincronia e é guiado pela ideia de agilidade. 

Deixando para trás a inoperância e o comodismo. Baseado no uso de softwares que fazem a diferença. E de um melhor comportamento profissional. Para fugir dos métodos tradicionais, que eram bastante lentos, ou melhor, obsoletos. 

Quando havia no serviço a necessidade de ter que terminar uma etapa para começar a outra. Um modelo que é mais conhecido como Método de Cascata ou Waterfall.  

Veja como existem diferenças entre um e outro logo na sua descriçãoPor esse motivo, esse novo método foi criado. Para fazer o mundo andar mais rápido. 

Porque a metodologia faz a diferença?

A metodologia ágil, que é tão utilizada por empresas, principalmente do ramo da tecnologia visa estar em constante evolução. É um de seus princípios básicos. Por isso faz tanta diferença no processo produtivo onde a fluidez comanda as ações. 

E até a comunicação interna é diferente algo que é a cara das empresas de tecnologia. Isso não quer dizer que outros tipos de empresas não se importam com isso, ou não façam o uso desse método. Mas é que, desde o início, assim como vimos na história da criação do método, o modelo teve maior aceitação nessa área.

Que tem como foco ser mais ágil e ter uma adaptação constante a novas etapas. E, por isso, parecem estar tão adiantadas em relação ao resto. O que é um passo a ser seguido pelos demais ramos existentes no mercado. 

Para que todos possam evoluir juntos. Tanto investindo internamente, como na visão externa e para isso foi criado o  “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”.

Que os seus 4 pontos chave são:

  • Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;
  • Software funcionando acima de documentação abrangente;
  • Colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos,
  • Resposta às transformações/mudanças, mais do que seguir um plano.

Como implementar a metodologia ágil?

Se a sua empresa já tem essa metodologia implementada desde a sua criação, tudo fica mais fácil. Os processos ocorrem com maior naturalidade. E aí é questão de tempo para que todos se entendam. 

Agora, se a sua empresa ainda busca aderir a este método, não é tão difícil instalá-lo. Tendo cuidado na hora de agir, será necessário achar uma plataforma de gestão de projetos. Ou, caso queira algo mais amplo o foco deve ser em encontrar um sistema completo de gestão empresarial

Que são ofertados por várias empresas na internet. Após esse passo, caso a sua empresa queira migrar para a metodologia ágil é importante observar e orientar os seus funcionários. Pois, eles terão que lidar com algumas novidades. 

Como uma maior flexibilidade, de horários e até funções, sem muitos obstáculos. Iteratividade do início ao fim de um projeto, aumento das perspectivas de sucesso em conjunto com a atração de talentos do mercado obtenção de novos clientes, que é o maior  foco de todo empresário.

Tudo isso depende de um maior comprometimento. E de disposição para cumprir com vários focos simultâneos, além da agilidade, tudo é influenciado. Para evitar ambientes sufocantes e extremamente exigentes. Obtendo mais dinamicidade e um ambiente leve, minimalismo operacional, fácil de entender, barato de aplicar e com resultados incríveis.

Umas dicas:

Em outros momentos, trouxemos aqui para o Blog dois textos que podem te ajudar a ter uma referência. Tanto para ideias de soluções tecnológicas ou de iniciação. Se você pensa em implantar uma metodologia ágil na sua empresa. 

Pode ser que seja necessário um primeiro passo. Como por exemplo: Como tirar a minha ideia do papel? Ou entender como funcionam outros processos tecnológicos que facilitam a sua vida como o Data Driven: O que é e como usar em sua empresa, pode ser interessante recorrer a eles. 

Metodologia ágil aplicada nas empresas

Mesmo que o foco seja maior nas empresas de tecnologia. Como acabamos de citar.  Hoje, é possível encontrar a metodologia ágil em todo lugar. Desde linhas de produção industriais até setores administrativos de empresas de todos os portes.

Como apresenta os números da pesquisa do 14th Annual State of Agile Report:

  • 27% na área de Tecnologia;
  • 17% na área de Serviços Financeiros;
  • 7% na área de Prestação de Serviços;
  • 7% no Setor Público;
  • 6% na área de Seguros.

Como resposta, 95% dos entrevistados afirmaram que suas empresas aplicaram métodos ágeis. E fazem a sua gestão de projetos de formas digitais. Deixando evidente a tamanha abrangência do método, além da forma como é colocado em prática.  Muito mais do que um simples processo: como você pode ver, a metodologia ágil não é algo limitado. 

É um processo que tem como ideia conectar as várias áreas. Buscando, efetivamente, unir os setores de desenvolvimento e operações em um só. Fazendo com que todas conversem a mesma língua e estejam na mesma frequência. 

Seja por meio de softwares, processos internos ou comunicação.  Muito interessante, não é mesmo? Assim como falamos neste artigo, em nosso blog nós também abordamos mais assuntos desta área. 

Aproveite para expandir os seus conhecimentos.

Acesse e navegue pelos nossos conteúdos.

Gostou do texto?  Então compartilhe com mais pessoas em suas redes sociais.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário