Cultura de Inovação: Crescimento Criativo e Sustentável.
Entenda como uma cultura de inovação pode trazer resultados para seu negócio.
Aqui vamos falar como implementá-la e o que podemos aprender com o Google.
A cultura de uma empresa é capaz de fomentar e acelerar o crescimento de uma empresa, ou por outro lado destruí-la. A ausência de uma forte e estratégica cultura podem fazer com que seu negócio vá à ruínas ou até mesmo perder grandes talentos que foram mal aproveitados ou não se sentem motivados com o ambiente de trabalho.
E para que sua empresa trilhe os caminhos da era da transformação digital, a cultura da sua organização é um item importante a ser trabalhado. Além disso os benefícios financeiros que englobam a imposição de uma forte cultura.
Neste artigo vamos aprofundar um pouco mais sobre as culturas de inovação, abordando temas como:
- Quais os benefícios de uma cultura de inovação?
- 4 maneiras de criar uma cultura de inovação
- Como o Google faz?
Tenha uma boa leitura!
Quais os benefícios de uma cultura de inovação?
Vamos começar falando de aumentar os lucros e resultados financeiros. Segundo a Boston Consulting Group (BCG) a proporção de empresas que alcançaram avanço ou forte performance financeira, foi 5 vezes mais em empresas que investiram em cultura (90%) do que aqueles que não investiram (17%). Ainda, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em estudo realizado com mais de 72 mil empresas, apenas 1,7% se preocupam com cultura de inovação, mas eles são responsáveis por 25,9% do faturamento da indústria e 13,2% dos empregos gerados no Brasil.
Outra evolução nítida em uma empresa de cultura de inovação bem definida é a aceleração do seu crescimento. Quando sua empresa tem um modelo de negócios, produtos e mercados rígidos, ela está limitando seu crescimento próprio. É somente quando as organizações experimentam novos paradigmas, pensam em inovações de valor para seus clientes e exploram novos possíveis mercados, que seu negócio pode crescer em um novo e adicional horizonte.
A melhoria contínua fará com que seu negócio evolua cada vez mais. E não é apenas grandes mudanças e melhorias que contam! Se seu time buscar a evolução, que seja 1% ao dia, isso irá trazer um grande efeito ao final de um ano de trabalho!
Tenha resultados diferentes, fazendo coisas diferentes!
É somente fazendo algo novo, que um novo resultado será alcançado. E uma cultura de inovação passa por diversidade e colaboração. Quando estes dois valores estão alinhados, no qual seu time é diverso, há uma aceitação do diferente e trabalham de forma colaborativa, o seu resultado com certeza será inovador. Diferentes ideias podem se juntar e construir uma nova ideia de grande potencial!
Assim, irá contribuir para pensar em mercados diferentes do seu que já existe, explorando novos negócios e novas formas de gerar valores aos seus clientes. E seu time será ainda mais eficiente, buscando sempre novas e melhores formas de se trabalhar, gerando mais resultados significativos ao seu negócio.
Por fim, retenha seus talentos! Segundo a Gallup, uma empresa norte americana de pesquisas de opinião, 34% dos americanos estão realmente engajados em seus respectivos trabalhos. Empresas que não motivam seus colaboradores a crescerem, a buscarem mais conhecimento e inovarem seus hábitos, tendem a perdê-los com o tempo.
4 maneiras de criar uma cultura de inovação:
Fomentar um ambiente de inovação é muito importante, porém não é simples. E engana-se quem acha que é pintar paredes de cores fortes, comprar puffs, ter uma mesa de bilhar no escritório, entre outros estereótipos. Um ambiente bem arquitetado, que dê ainda mais vontade de trabalhar e se orgulhar, com certeza tem sua importância. Mas de nada adiante se inovar seus móveis, mas não implementar nenhuma ação em sua cultura. Aqui vai algumas formas de auxiliar a sua empresa a alcançar um cultura de inovação:
1. Saiba dos riscos
Um primeiro ponto muito importante a se entender, é que inovação sem riscos, não é inovação. As empresas tradicionais tendem a focar no conhecido e no planejado, e buscam punir os erros de seus colaboradores. A inovação pede espaço para a experimentação, que vai descobrir novos caminhos e novos produtos. Só com esta liberdade para os testes é que se alcança novos resultados.
3. Recrute as melhores pessoas
Pode parecer óbvio, mas na prática não é tão simples. Se o líder ou responsável não tiver sido capacitado, ou se não conseguir executar uma cultura de inovação, ele não saberá motivar ou procurar por perfis promissores que irão alavancar a sua empresa.
2. Comece pela liderança
De nada adiantará uma equipe engajada, empolgada e cheia de idéias se não há um líder que irá motivar e dar autonomia às iniciativas encontradas. O mesmo vale para os donos de negócios que não investem em soluções inovadoras e digitais por não enxergarem o retorno de tal investimento.
4. Inspire-se nas outras empresas
Aprenda com os erros e acertos das outras empresas! Algumas empresas de tecnologia fazem questão de compartilhar um pouco de como são suas culturas, métodos de trabalhos para líderes e time. O Spotify, por exemplo, compartilha sua “Engrenagem da Cultura” através deste link.
Como o Google faz?
Como todos conhecemos o google é recheado de grandes escritórios, com ambientes descontraídos e propícios a proporcionar a melhor experiência a seus funcionários. Mas aqui vai algumas dicas que o próprio Google disponibiliza, que de fato vão implementar a cultura de inovação em sua empresa.
- Pense em 10x: Pense grande ao inovar. A ideia é que uma inovação, somente alcance seu valor quando você tenta melhorar algo em 10x e não em 10%
- Faça o lançamento e continue ouvindo: Você já ouviu falar em conceito do MVP? Vamos falar mais aqui no blog, posteriormente. Porém a ideia central passa por fazer um modelo básico para teste e então continuar sempre aprimorando.
- Compartilhe tudo o que puder: Faça reuniões e exponham todas suas ideias! É somente compartilhando tudo que pode-se explorar o real potencial das soluções.
- Contrate as pessoas certas: O processo de triagem que o Google usa é bem elaborado. Pode se passar até mesmo por processo de indicações, que são recompensadas em caso de contratação, e vão até os grandes painéis de entrevistas com gestores de diversas áreas.
- Use o modelo 70/20/10: 70% dos projetos são dedicados ao negócio principal, 20% estão relacionados ao negócio principal e 10% não possui relação. No longo prazo, estes 10% podem fazer parte dos 70% principais, gerando novos negócios.
- Procure ideias em todos os lugares: As grandes ideias podem estar em qualquer lugar!
- Use dados, e não opiniões: Se basear em fatos ajuda na tomada de decisões.
- Concentre-se nos usuários, não na concorrência: Se o foco for no cliente, no usuário final, você irá construir uma solução valiosa e rara. Uma dica é sempre começar com o desejo de melhorar a vida do usuário.
Agora você já tem em mente quais são os primeiros passos para implementar uma cultura na sua empresa e por consequência melhorar seus negócios. Para começar basta dar o primeiro passo. E se ainda surgir dúvidas, chama a gente. Vamos adorar bater um papo e pensar em formas de como podemos ajudar a melhorar sua empresa.