You are currently viewing Como os apps otimizam resultados operacionais e financeiros?
  • Reading time:8 mins read

Como os apps otimizam resultados operacionais e financeiros?

Os apps podem ser um grande aliado à rotina das empresas que em grande parte envolve atividades que precisam ser executadas de forma ágil e com qualidade.

A grande preocupação em executar tais tarefas em tempo hábil para a entrega ao cliente ou fechar uma venda importante, sem um acompanhamento e ferramentas de gestão, é que podem omitir custos e resultados que só podem ser otimizados com métricas.

A importância de conhecer seu processo de ponta a ponta é indicar, aos líderes e empreendedores, informações relevantes como identificar gargalos de produção ou processo.

Ainda é posível  estimar a quantidade de recursos investidos em tarefas operacionais, entre outros dados que levam as empresas a disporem de melhores tomadas de decisão.

 Neste artigo vamos discutir sobre:

  1. O desafio de gerir as atividades de rotina nas empresas.
  2. A importância das métricas e acompanhamento do processo ponta a ponta.
  3. Como os apps otimizam resultados operacionais e financeiros?

Tenha uma boa leitura!

O desafio de gerir as atividades de rotina nas empresas

Em algum momento você já sentiu que sua empresa precisa de mais foco?

Seus colaboradores precisam produzir mais e parar de procrastinar?

Você tem dificuldade de definir prioridades nas tarefas delegadas?

Estes são alguns dos questionamentos que passam na cabeça de líderes e empreendedores em suas tarefas diárias.

A rotina do gestor lida diariamente com um alto volume de documentos e processos, reuniões, que às vezes podem ser burocráticas.

Dessa forma, tomam um tempo elevado e faz com que sua atenção fique dividida entre coordenar processos e resolver pendências administrativas.

Além disso, a falta de processos padronizados, métricas e indicadores bem definidos, faz com que suas tomadas de decisão sejam baseadas no sentimento e na observação do trabalho de seus colaboradores.

A importância das métricas e acompanhamento do processo ponta a ponta

Mas se sua empresa pretende otimizar resultados e melhorar suas rotinas operacionais, uma gestão de processos e tarefas de rotina deve ser implementada, junto com estratégias essenciais para promover tais melhorias.

O que são métricas? É tudo que você pode medir ou mensurar em um universo.

No universo das empresas algumas métricas são mais utilizadas, como por exemplo, em processos produtivos, uma das métricas é o volume de produção da empresa.

Se você está no ramo de vendas, é importante você mensurar a quantidade de vendas no mês.

Porém, ao se tratar de processos e rotinas de trabalho, estas métricas começam a ser mais específicas abordando tempo de processo, recurso investido versus seu retorno, entre outras informações cada vez mais minuciosas do seu negócio.

Assim, ao dispor destas medidas, o gestor abre uma infinidade de caminhos de melhorias internas que podem ser realizadas.

As melhorias variam entre reduzir custos, acelerar produção e investir em determinados aspectos que lhe traz mais retorno. 

Existem algumas estratégias que visam facilitar estas medidas e encontrar novos indicadores para o seu negócios. Entre elas estão:

Padronização de processo:
Um processo padronizado vai fazer com que qualquer colaborador possa executar a tarefa seguindo os mesmos passos. Dessa forma, é possível realizar comparações, entender o que deve ser melhorado e explorar de melhor forma os potenciais de seus recursos.

Definir Projetos:
Um projeto exige delegação de tarefas bem definidas, instruções e prazos a serem cumpridos. Assim é possível analisar se os resultados pretendidos foram alcançados dentro do prazo estipulado, identificando item a item o que foi proveitoso, quais os aprendizados e o que pode ser melhorado.

Monitorar desempenho:
O gestor deve ter os dados de desempenho individual, do grupo  e da empresa. Assim será possível conhecer cada vez mais verificar ineficiências e dificuldades assim como delegá-las a diferentes indivíduos, dividir as tarefas mais trabalhosas e buscar novas estratégias.

Use ferramentas de gestão:
O mais importante é ter o dado coletado e pronto para suas análises. As ferramentas são variadas como blocos de anotações, checklists e formulários.

Como os  apps otimizam resultados operacionais e financeiros?

Agora, o gestor já coletou os dados e implementou uma cultura de usar métricas e análises de desempenho.

Porém, corre o sério risco de não dispor destes dados de forma otimizada e de prontidão.  

Para a corrida agenda do gestor, pegar dados em papel para passá-los à um software para somente então fazer suas análises, é desgastante.

Além disso, dados em papel não garantem que estão corretos! Dessa forma, o uso de apps que sejam simples de usar e com funcionalidades valiosas, são ideais para o cotidiano das empresas.

Assim, inserindo todas as informações dentro de um aplicativo, que além de tudo pode ser desenvolvido personalizado para seu negócio.

Tais informações geram resultados e análises de forma automática.  

Com isso na palma de sua mão, e de forma instantânea, o gestor passa a dispor de uma ferramenta poderosa.

Ela vai gerar insights e informações relevantes.

E com dados em cada ponta do seu processo, análises de desempenho, produtividade, recursos investidos x retorno, o líder ou empreendedor conseguirá atuar de forma pontual e gerar as melhorias necessárias.

Portanto, com dados digitalizados e inteligência no software é possível saber onde economizar, o que pode ter melhor desempenho, onde se pode investir para seu negócio evoluir ainda mais! 

Contudo, o uso da tecnologia cresce cada vez mais nas empresas e se torna ferramenta imprescindível para àquelas empresas que buscam otimizar suas rotinas, alcançar mais lucros e qualidade no serviço.

Agora você já sabe o que pode fazer para melhorar os processos da sua empresa. Mas caso ainda tenha alguma dúvida ou queira bater um papo chame a gente. Nós temos ferramentas como o Checkbits,  que vai ajudar você e sua empresa nas tarefas do dia a dia! 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário